
O xenon (ou xenônio) é um gás nobre usado em lâmpadas, faróis automotivos e flash de câmeras fotográficas. Este elemento químico surge como uma alternativa às tradicionais lâmpadas halógenas e de LED justamente por oferecer uma alta capacidade de iluminação, principalmente para pistas escuras. No entanto, muitas discussões a respeito do farol xenon levaram este item a ser proibido no Brasil. Saiba mais sobre as características do xenon e quando seu uso é permitido por lei.
Uma das principais características do xenon é sua capacidade de clareamento de ambientes com baixa ou nenhuma iluminação, podendo chegar a ser até três vezes mais intenso que os demais tipos de lâmpadas. Dependendo da temperatura e da intensidade, a lâmpada xenon é capaz de promover uma iluminação azulada ou branca, que é ativada a partir de uma descarga elétrica proveniente do veículo.
Um detalhe importante é que, além de ser mais econômico do que as lâmpadas convencionais, o kit xenon ainda pode ser um ótimo artigo para a personalização do automóvel, já que apresenta cores consideradas exóticas para atender aos condutores mais criativos, como xenon azul, verde, roxo e rosa.
É possível adquirir kits xenon de diferentes intensidades, e as suas cores estão diretamente ligadas a este princípio. Medidas em Kelvin (temperatura), quanto maior for a intensidade da lâmpada xenon, menor será o fluxo luminoso da luz emitida. Entenda:
Certamente, você já se deparou com opções de xenon H4, xenon H3, xenon H7 e xenon H1. Mas o que isso significa na prática? A verdade é que esta nomenclatura não tem nenhuma ligação com a intensidade ou cor da lâmpada, mas, sim, com o encaixe da peça no automóvel. Isso significa que, dependendo do farol (principal, de milha ou de neblina), há um encaixe já determinado.
Para o farol principal de foco duplo, o ideal são os xenon H1 e xenon H7. Já se o seu veículo possui farol com foco simples, o melhor encaixe é o xenon H4. Para o farol de milha, por fim, o encaixe do xenon é chamado de H3.
Ainda falando sobre os tipos de encaixe para faróis automotivos, há uma diferenciação interessante a ser destacada: a divergência entre a lâmpada xenon e a bi-xenon. Os faróis com foco simples, com dois filamentos, acendem luz alta e baixa na mesma lâmpada, sendo esta a função da lâmpada H4 halógena. Assim, ao encaixar uma lâmpada xenon H4, a opção de luz alta será inativada.
Por isso, um novo modelo de encaixe surgiu: o xenon H4-2. Este modelo tem, no mesmo encaixe, uma lâmpada xenon e uma halógena, sendo uma para garantir uma luz de farol alta e outra para uma luz baixa. Ainda falando em evolução, surge o bi-xenon, que é uma lâmpada de encaixe H4-3. Este modelo conta com um motor que movimenta a lâmpada para realizar a troca entre luz alta e baixa.
Embora o xenon apresente grandes vantagens se comparado com as lâmpadas halógenas, como um alcance na pista até três vezes maior, um consumo 50% menor de energia e uma duração duas vezes superior, este item deve ser submetido a uma avaliação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para ser aceito, pois sua intensidade pode prejudicar a visão do condutor que se desloca em sentido contrário, provocando acidentes. Sobre isso, a legislação determina:
Isso significa que, se o seu automóvel saiu de fábrica com kit xenon instalado, ele já passou por vistoria e foi aprovado. Dessa forma, você pode usar faróis xenon normalmente desde que estejam devidamente regulados. Já se o seu veículo não saiu com kit xenon de fábrica, mas você deseja realizar a instalação desse recurso, é preciso submeter o veículo à avaliação dos órgãos filiados ao INMETRO.
É importante, ainda, lembrar que a infração para quem fez a instalação e circula com xenon irregular é considerada grave, rendendo 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 127,69. O mesmo conceito se encaixa em xenon para moto.
Contudo, se você deseja fugir de possíveis dores de cabeça e avaliações sem abrir mão de um farol de carro com longo alcance, é possível optar pela lâmpada superbranca, que, além de garantir uma boa luminosidade, também apresenta uma vida útil até três vezes maior que as lâmpadas de halogênio sem precisar de trâmites junto ao DETRAN, pois são permitidas por lei e apresentam selo do INMETRO.
Se você precisa realizar a manutenção do xenon em seu veículo, confira ótimas condições de pagamento e produtos de qualidade disponíveis na ArsenalCar!